top of page

Parceria corretores de imóveis e arquitetos

  • Foto do escritor: Viviane Kanai
    Viviane Kanai
  • 24 de set. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de set. de 2019

Uma parceria onde todos ganham, principalmente o cliente!



Vender imóveis é uma tarefa árdua, você corretor de imóveis deve saber melhor que eu. O mercado vem de um período de baixa, e está voltando a aquecer. Mas convenhamos, existe muita oferta! O que você corretor vem fazendo para se diferenciar dos demais? Hoje eu venho nesse post, falar com você, corretor de imóveis, o que eu penso, com meu olhar de arquiteta. Onde eu quero te mostrar porque eu acho que trabalharmos com parcerias faz muito sentido!


Vamos imaginar que um cliente te procura para vender o imóvel dele. A casa não está em muito bom estado, apesar de ter muito potencial: boa localização, boa iluminação natural, bom espaço. Supondo que ele tenha uma verba para fazer uma pequena reforma no imóvel afim de valorizá-lo e deixá-lo mais atrativo para venda. Você aconselharia que essa reforma ficasse à cargo do próprio cliente ou de um pedreiro? Você sabe, com um projeto de arquitetura enxuto, ele poderia deixar a casa atrativa, porém menos “ pessoal”, já que a intenção é vendê-la. Tal como acontece nos apartamentos decorados. Mas, você acha que o cliente sozinho, sem um profissional qualificado o auxiliando, conseguiria chegar num resultado satisfatório?

Aliás, você já deve conhecer o famoso programa “Irmãos à Obra- Compra e Venda”, não é? É exatamente isso que eles fazem! O nome disso é home staging. Esse serviço já é muito popular nos países da América do Norte e já começou a surgir no Brasil. E você, está fazendo uso desse serviço para facilitar suas vendas?


Muitas vezes um imóvel novo é perfeito  para aquele cliente mas ele não consegue enxergar. E isso é completamente normal. Seu olhar não foi treinado para isso. Ao visitar por exemplo, um imóvel novo e vazio, encontrará apenas paredes brancas e eco. Assim fica difícil para ele enxergar as possibilidades do espaço. Vazio, o imóvel pode ser pequeno e o cliente ficar em dúvida se ele conseguirá colocar no imóvel tudo do que precisa. A arquiteta, trará soluções inovadoras para otimizar o espaço. Ou mesmo em um apartamento alto padrão com muito espaço  e possibilidades. Quando o apartamento é entregue no contrapiso, muitos clientes não saberão por onde começar. Mais uma oportunidade para você ter o diferencial: “Tenho uma arquiteta parceira, posso te indicar!”. Com certeza isso trará muito mais confiança entre cliente é corretor.



No caso dos imóveis usados a situação pode ficar ainda mais problemática. O imóvel pode estar com a pintura e mobílias desgastados, mato no jardim e uma aparência nada acolhedora. Quando o proprietário não se interessa (ou simplesmente não tem como) gastar dinheiro com uma pequena reforma ( home staging) ou apenas uma pintura para deixar o imóvel mais atrativo o resultado é um imóvel com muito potencial, com um valor bom de mercado, ser recusado. Tudo porque o potencial comprador não gostou do piso, ou da textura nas paredes, por exemplo. Isso realmente acontece, e é um absurdo! Esses são itens que podem ser facilmente trocados. Você obviamente lhe dirá isso, mas o cliente é visual, se ele não ver, ele pode simplesmente não acreditar!

E mesmo quando for o caso do imóvel realmente precisar de uma reforma mais significativa, isso pode ser negociado, talvez até abatido no valor da compra. Mas o cliente fica inseguro, e quer ver outras opções, para evitar a situação de uma obra.



Imagine se você, corretor , já tiver em mãos apenas uma imagem em 3D  de um dos ambientes, ou fotos com referências e uma sugestão de solução. Na maioria das vezes, as pessoas têm muito medo de passar por uma obra. Se a arquiteta apenas conversar com o potencial comprador, pode deixá-lo mais tranquilo e confiante quanto a possibilidade de reforma. O quanto isso poderia te ajudar a fechar o negócio?




Porque não vender o imóvel e já indicar a sua arquiteta parceira? Você já pensou que uma simples consulta com a arquiteta, junto ao potencial comprador, já será um grande diferencial? Já trará maior segurança para o comprador fechar o negócio. Ou seja, são profissionais que não apenas, podem, mas devem ser parceiros! É uma situação de ganha- ganha... e ganha! Afinal o cliente será o maior beneficiado, pois não estará comprando apenas paredes e um endereço. Ele estará adquirindo um lar!

Comments


bottom of page