Tipos de acabamentos para móveis
- Viviane Kanai
- 15 de mai. de 2019
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2019
Você sabe a diferença entre Melamínico BP ou Melamínico de AP ? Folha de madeira ou Lacca? Vem comigo que eu te explico...
No post anterior, eu havia falado sobre os três principais painéis de madeira usados em confecção de móveis: MDF, MDP e Compensado.E disse também que não é apenas de painel de madeira que faz um projeto de marcenaria. Para complementar esse assunto,hoje eu quero falar sobre os revestimentos. E eles são tão importantes, que mesmo usando o mesmo tipo de painel de madeira, com revestimentos diferentes, se consiguirá resultados completamente distinstos. Então vamos à eles:
MELAMÍNICO BP No processo de fabricação , o painel de madeira (MDF ou MDP), recebe um papel decorativo, que pode ser imitando madeira, tecido, pedras,cores, etc, que é impregnado com resina e levado a uma prensa plana na qual sofre os efeitos de temperatura e pressão, máxima de 30 kgf/cm², por aproximadamente um minuto, fundindo o papel ao painel. A gramatura do papel pode variar de 65 a 80 g/m². Os painéis podem ser revestidos em ambos os lados. Os revestimentos contam com vários tipos de texturas, o que confere ao projeto muito mais personalidade. Existem no mercado, revestimentos que não só se assemelham à madeira visualmente, mas também no toque, sendo possível sentir as ranhuras ou veios da madeira. O mesmo acontece com revestimentos que imitam tecido, pedras, couro ou lacca por exemplo.Fica muito interessante!
MELAMÍNICO AP
Popularmente conhecido por Formica®, é chamado de alta pressão devido ao processo que é submetido. Embora os papéis decorativos utilizados para Alta Pressão serem os mesmos que para BP, a diferença é que o papel é prensado com pressão de 100 kgf/cm² e temperatura de 145°C por aproximadamente 60 min , proporcionando maior compactação do produto.Outra diferença é a camada overly e as várias folhas de papel Kraft com resinas que dão maior resistência à umidade. Além disso tem maior resistência à abrasão e impactos.É considerado muito mais resistente do que o melamínico de BP e o FF.
Veja no quadro esquemático, a diferença entre o AP e o BP:
MELAMÍNICO AP MELAMÍNICO BP
Foto: Site Fórmica®
Finish Foil (FF)
O revestimento Finish Foil é produzido através da pintura de bobinas de papel com tintas apropriadas, pelo sistema de pintura em rotogravura ou flexogravura.
Os tipos de papéis mais utilizados são o 60 g/m² e o 30 g/m² sobre os quais são aplicadas as tintas para produzir o padrão de cor desejado, reproduzindo o efeito madeirado ou simplesmente padrões unicolores.Em seguida o papel pintado recebe um acabamento intermediário (FF reenvernizável) ou recebe o acabamento final, neste caso são mais comuns os acabamentos acrílico-melamínico e o com cura UV. Devido à temperatura do processo de prensagem (120 - 150 oC) e a imperfeição da superfície das chapas de madeira onde o papel é colado, os acabamentos brilhantes em FF ficam prejudicados e não alcançam alto brilho. Onde se deseja um acabamento com alto brilho em FF, é necessário aplicar um verniz de acabamento após a prensagem do papel na chapa de madeira. Nestes casos utilizam-se as chapas de FF reenvernizáveis, pois permitem a adesão do acabamento final, onde geralmente são aplicados vernizes com cura UV.
Esse revestimento não é muito resistente à riscos,e de todos os revestimentos, é o que tem a menor durabilidade, sendo mais usado em móveis de preços populares.
Laca
A pintura em laca confere sofisticação ao móvel. É uma técnica que requer mão de obra especializada, para que se entregue um produto de qualidade, pois é preciso que se obedeça as etapas regularização, pintura, secagem e polimento.Ela pode ser uma pintura em alto brilho, acetinada ou fosca. A pintura em alto brilho é mais delicada e menos resistente à riscos, por esse motivo, requer mais cuidado no manuseio e limpeza.Tem uma possibildade gigantesca de cores para compor os mais variados estilos e projetos.
Lâmina natural de madeira
Como o próprio nome diz, a lâmina de madeira natural é feita com um fino corte na madeira, a partir de 0,8 mm, que é usado para revestir um móvel em MDF , MDP ou compensado , para garantir a mesma beleza e textura de um móvel maciço, trazendo menos impacto ambiental. São coladas com adesivo, e depois são seladas e lustradas , sendo um trabalho quase artesanal. Como se trata de material natural, o resultado é uma peça única, pois mesmo sendo a mesma espécie de madeira, cada lote virá num tom e com desenho dos veios diferentes. Existem várias possibilidades de espécies , e também existem folhas que recebem tingimento. Requer mão de obra especializada.
Existem outras possibilidades, e tecnologias novas chegando no mercado o tempo todo, mas acho que esses são os revestimentos principais e mais usados por marceneiros e indústria movelera em geral. Espero que tenham gostado da explicação e que seja útil para que entenda novamente, que nunca vai haver material ruim, apenas inadequado. Daí a importância do projeto, onde o arquiteto irá especificar o material correto para cada uso e expectativas do cliente.
Leia mais :
Comentários