top of page

Painéis em MDF, MDP ou Compensado . Qual a diferença?

  • Foto do escritor: Viviane Kanai
    Viviane Kanai
  • 16 de mai. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 21 de mai. de 2019

Meu pai é marceneiro. E eu, quando criança, amava ficar na oficina do meu pai vendo-o trabalhar. Gostava de brincar no pó da serragem e com os toquinhos de madeira caídos pelo chão. Eram meus blocos de “pequeno arquiteto”.Isso explica muito da minha paixão por móveis. Foi o interesse pelos projetos que meu pai executava e a prática de desenhar, que me levaram a cursar arquitetura.E bem antes de me graduar, os projetos de mobiliário acabaram me escolhendo.

Mas... todo esse papo sentimental é só pra ilustrar, o quanto pra mim é natural esse mundo de ferragens e madeiras.Quando era criança, via meu pai trabalhar muito com painéis compensados. Hoje no Brasil, o queridinho de marceneiros e clientes é o MDF. No resto do mundo o painel mais vendido para fabricação de móveis é o MDP.

Apesar da preferência, percebo no dia a dia com os clientes, que nem todos entendem as diferenças entre cada painel e seus usos. Ou ainda que não existe painel de madeira ruim, e sim inadequado ao projeto.

E pra saber qual o material adequado, ou ainda (o que mais interessa pra maioria dos clientes!), o porquê das diferenças de valores em orçamentos, é preciso saber o que é e pra que serve cada painel de madeira existente no mercado.

O mais importante é que o vendedor, projetista ou arquiteto, sempre esclareça ao cliente o que ele está comprando.

Pois bem, pesquisando na internet, qualquer leigo (e curioso), pode tirar várias dúvidas a respeito. Sites de fabricantes também dão aquela força! Existem vários produtos no mercado, e sabendo o que você quer para seu projeto, fica mais fácil decidir.

Aqui falarei de três, dos painéis mais usados na fabricação de móveis.Hoje falarei apenas do COMPENSADO, MDF e MDP.


COMPENSADO:

O Compensado é um painel de madeira industrializada, feito de lâminas de madeira coladas. O compensado foi o primeiro painel de madeira industrializada a ser inventado. As lâminas são coladas com adesivos tipo ureia-formaldeído ou fenol-formaldeído, sob ação de umidade e pressão.

Existem tipos variados de compensados. São eles:


  • O compensado laminado é feito com lâminas de madeira, em geral de Pinus ou de Virola, coladas e prensadas para formar chapas com espessura de 4 a 20 mm. Tem boa resistência mecânica.


Compensado sarrafeado




  • O compensado sarrafeado, as lâminas internas são coladas em um sentido e a chapa externa é prensada em sentido diferente, o que deixa a placa mais resistente.

Deve-se estar sempre atento à qualidade do compensado, que varia conforme o fabricante. Estes dois tipos de compensados, poderão ser revestidos com laminados de madeira, melamínico ou até mesmo ser deixado ao natural e envernizado.


  • O compensado naval (ou marítimo): devido ao processo produtivo apresenta alta resistência a umidade. Recebe esse nome pela utilização na construção de embarcações , mas também é utilizado na construção civil e como revestimento.








MDP

MDP -Medium Density Particleboard (Painel de Partículas de Média Densidade) , é constituído por partículas de madeira de rápido crescimento, como o Pinus e o Eucalipto, aglomeradas com resina sob calor e a pressão. O MDP pertence a uma nova geração de Painéis de Partículas de média Densidade com características superiores e totalmente distintas dos painéis de madeira aglomerada de antigamente.

O baixo custo deste painel se dá pelo fato de se usar partículas de madeira reflorestada ao invés de fibras, como é o MDF. Desta forma, há um maior aproveitamento da madeira, diminuindo assim o seu custo. Por este motivo, os móveis feitos com o MDP pelas grandes fábricas, ficam mais baratos em relação aos outros móveis feitos com outros materiais.Indicado para os processos de pintura e impressão, que exigem superfícies uniformes e de baixa absorção e para o revestimento com qualquer material (BPs, laminados de PVC, laminados de Alta Pressão (AP), lâminas de madeira, lâminas pré-compostas, etc.).

Características: • Estabilidade físico-mecânica; • Resistência a impactos e empenamentos; • Espessuras uniformes e menos desgaste de ferramentas de corte; • Estabilidade dimensional; • Durabilidade na sustentação de divisórias, prateleiras horizontais e bases de módulos aéreos.

Usos: • Móveis de design reto; • Divisórias e prateleiras; • Grandes portas e peças estruturais. 


MDF

MDF -Medium Density Fiberboard (Painel de Fibras de Média Densidade), é ótimo para pintar e moldurar, e tem alta capacidade de usinagem e baixo relevo.

É compatível com revestimentos melamínicos, PVC, lâmina de madeira natural e pré-composta, laminado de plástico de pressão, além de laca, verniz PU (poliuretano) e UV (ultravioleta), tingidores e seladores. Existem ainda no mercado painéis de MDF com maior resistência à umidade, ideais para áreas molhadas.

Além da indústria moveleira, o MDF é utilizado na construção civil, almofadas de portas, rodapés, divisórias, portas usinadas, batentes, balaústres e peças torneadas, artesanato,etc.

Características: • Capacidade de usinagem e possível execução de peças curvas; • Superfície menos porosa que o MDP; • Melhor acabamento para pintura; • Fibras uniformemente distribuídas.

Usos: • Peças curvas; • Bordas e cantos arredondados; • Recortes aparentes mais precisos.


Ainda em dúvida?

Agora você já sabe o que é cada um deles e para que servem, fica mais fácil entender que cada um é bom para determinados usos, e não tão adequado a outros.

Ainda na dúvida você poderá me perguntar: E quando um fabricante usa o mesmo painel de madeira e mesmo assim a diferença de preço é grande entre eles?

Acontece que para cada cozinha dos sonhos que você idealizou, existe muito mais que painéis de madeira! Existem ainda os revestimentos ,as ferragens, puxadores (que nos próximos posts, quero falar melhor sobre eles), a mão de obra especializada, e principalmente, um bom PROJETO! Afinal, será no projeto que será definido e especificado qual painel se adequará melhor a cada uso.


O importante é sacar que todos os painéis têm seus pontos altos e baixos... como tudo na vida ,aliás!


Leia mais:

http://www.eucatex.com.br/pt/paineis/

http://www.duratexmadeira.com.br/paineis/

https://www.berneck.com.br/pt/produtos/#


Comentários


bottom of page